sábado, 11 de junho de 2011

A Cultura humanista do Renascimento. Uma nova visão de mundo


     O Renascimento foi movido cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italiana no século XIV e se entendeu com variações por outras regiões da Europa até o final do século XVI. Esse movimento ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonistas pretendiam partir Da filosofia da arte e dos valores da cultura Greco-romana para fundar um mundo novo.
     É importante lembrar que os valores da antiguidade clássica não foram abandonados durante a idade média. A cultura greco-romana continuou presente na literatura, nas teorias políticas na educação etc.  
     O movimento renascentista estava relacionado ao florescimento da burguesia nas cidades medievais. Nesse novo mundo urbano, os ideais aristocráticos da cavalaria medieval deram lugar aos valores burgueses que consagravam o lucro e sucesso medieval.
     Os homens do renascimento não negam a existência de Deus, mas colocavam em primeiro plano os interesses humanos e terrenos. A importância que o homem adquiria era a base do humanismo, um movimento intelectual do renascimento que surgiu nos centros urbanos mais desenvolvidos da Península Itálica, sobretudo na cidade de Florença.       

Um comentário: